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O que está por trás daquele final chocante de “Extermínio: A Evolução”

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Se alguém ainda tinha dúvida de que a franquia Extermínio não tem medo de ir longe demais, pode apagar agora: Extermínio: A Evolução entregou um dos finais mais WTF do ano. A continuação mostra uma Grã-Bretanha ainda em frangalhos, com zumbis sedentos, crianças em rituais bizarros de iniciação e… um culto de “Jimmies” inspirado no maior escândalo da TV britânica (!?). Sim, o caos venceu.

ALERTA DE SPOILERS!

Tudo gira em torno de Spike, um pré-adolescente que carrega a mãe doente pra fora da segurança da ilha onde vivem, em busca de um médico lendário: Dr. Kelson (Ralph Fiennes, gélido como nunca). A jornada deles passa por ataques zumbis, um parto ao vivo de uma infectada (!!) e termina com o médico diagnosticando a mãe com câncer terminal e ajudando ela a morrer. O luto vira ritual: a caveira dela vai parar em uma torre de crânios humanos.


Mas nada se compara à virada final: Spike é salvo por um cara chamado Jimmy — e sua gangue de outros Jimmies. Todos loiros, de moletom colorido, com energia de boy band distorcida. E aí vem o soco: o grupo é inspirado no visual de Jimmy Savile, o apresentador infantil que, anos após sua morte, foi exposto como um dos maiores predadores sexuais da história do Reino Unido. Isso mesmo. O filme insinua que, sem civilização, a galera cresceu idolatrando figuras da TV sem saber o que rolava por trás.

O choque é intencional. Danny Boyle e Alex Garland sabiam que estavam tocando num ponto sensível — e fizeram isso pra mostrar que o verdadeiro terror talvez não seja nem o vírus, e sim o que a humanidade vira quando perde o rumo. E se você achou muito pra sua cabeça, se prepara: a continuação já está em produção com o subtítulo Templo dos Ossos, e promete mergulhar ainda mais fundo nesse novo culto e no dilema de Spike: seguir os Jimmies ou tentar fazer diferente?

Ah, e lembra da bebê nascida de uma infectada? Ela tá viva, saudável, e tem nome: Isla. A esperança do mundo pode estar com ela. Ou não. Vai depender do que a franquia decidir destruir primeiro no próximo filme.

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