O novo filme do Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, promete inaugurar uma nova fase do Universo DC — mas antes de voar alto nas bilheterias, pode enfrentar uma tempestade judicial. Isso porque a família de Joe Shuster, cocriador do herói ao lado de Jerry Siegel, está em uma batalha feroz com a Warner Bros., que pode impedir o lançamento do longa em países como Reino Unido, Canadá, Irlanda e Austrália.
O imbróglio gira em torno de uma brecha nas leis de direitos autorais fora dos EUA. Diferente da legislação americana, alguns países permitem que os herdeiros de autores recuperem os direitos de suas criações após um determinado tempo da morte do criador — e, para os herdeiros de Shuster, esse prazo expirou em 2017, ou seja, eles acreditam que já deveriam ter retomado o controle internacional sobre o personagem.
A Warner, claro, discorda. A gigante do entretenimento afirma que os direitos estão legalmente assegurados desde os acordos atualizados nos anos 1970, quando a empresa passou a pagar novamente os autores após o sucesso dos filmes estrelados por Christopher Reeve.

A situação escalou: depois de ter o processo rejeitado por um tribunal federal americano em abril deste ano (por falta de jurisdição internacional), a família de Shuster levou o caso a um tribunal estadual de Nova York, onde uma audiência decisiva está marcada para 4 de junho. E sim, caso os herdeiros vençam, o novo Superman pode ficar preso na Fortaleza da Solidão em alguns mercados importantes.
Enquanto isso, a Warner continua firme com os planos de estreia para 11 de julho, apresentando uma versão mais humana e emocional do herói mais icônico do planeta. O filme será o pontapé inicial do novo DCU, e já vem gerando hype entre fãs por trazer uma pegada mais intimista, sem deixar de lado os épicos visuais que o personagem merece.
O veredito final dessa disputa judicial ainda está por vir — e pode definir não só o futuro do novo Superman nas telonas, mas também os próximos passos da DC nos cinemas. Segura esse voo, Kal-El!